fbpx

4 motivos para passar a usar energia limpa no seu dia a dia

fontes de energia limpa

Energia limpa é o tipo de energia que não gera resíduos e não polui o meio ambiente. Isso, por si só, já é uma razão para usarmos. 

A maioria das pessoas já está consciente da importância de adotar práticas sustentáveis em seu dia a dia de modo a preservar o meio ambiente e a própria saúde. 

Elas pensam a longo prazo e não somente no usufruto imediato de alguns benefícios. O amanhã depende de nossas ações de hoje!

Vamos mostrar alguns motivos para usar fontes de energia limpa em nosso dia a dia. Já mostramos o primeiro deles, a sustentabilidade. Vamos agora revelar mais 4 outras razões!

1. Reduza custos usando energia limpa

Um dos empecilhos quando se trata de comprar sistemas de energia limpa, como o fotovoltaico, é o investimento inicial alto. 

Porém, você deve considerar o custo-benefício do investimento, cujo payback (retorno do investimento) costuma acontecer, em média, entre 3 e 5 anos, sendo que a economia com as contas de luz começa a ser sentidas imediatamente.

Você pode pensar que um payback de 3 a 5 anos é muito longo. Mas é preciso considerar a durabilidade do sistema. Ele pode alcançar 25 anos de vida útil e até mais!

Os gastos com manutenção são baixos. Isso significa que, mesmo considerando esses gastos, você terá energia a um custo baixíssimo por mais de 20 anos. 

2. Valorize seu imóvel com um sistema fotovoltaico

A energia limpa representa o futuro. A tendência é que as formas convencionais (algumas bem pouco sustentáveis) de gerar energia elétrica deixem de existir.

Ao instalar um sistema fotovoltaico em sua casa, você está ajudando a valorizar ainda mais seu imóvel. 

Muitas pessoas preferirão comprar um imóvel que já tenha um sistema de energia solar instalado, pois certamente o custo-benefício compensará.

Enfim, o valor de mercado do imóvel tende a aumentar. Conforme estudos do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (EUA), constatou-se que imóveis com sistemas fotovoltaicos se valorizam entre 3% a 6%.

Os estudos também revelaram que os consumidores se dispõem a pagar até R$ 40 mil a mais por imóveis com sistemas sustentáveis. 

No Brasil, vivenciamos uma realidade ainda melhor. Conforme o Ministério do Meio Ambiente, a valorização dos imóveis que utilizam fontes de energia limpa alcança de 10% a 30%. 

Isso mostra que imóveis com certificação ambiental podem conquistar lucros em curto prazo, tanto na venda quanto na locação.

3. Usufrua de uma instalação prática do sistema

Claro que não existe nada mágico. A instalação de um sistema de energia limpa deve ser feita por profissionais qualificados e leva algum tempo.

De qualquer modo, não é algo tão complicado quanto a instalação de outros sistemas, principalmente considerando os benefícios que a energia solar trará. 

Além disso, algumas empresas fornecedoras se encarregam de todo o processo: fazem uma visita técnica, realizam o projeto, homologam o sistema na concessionária de energia local e fazem a instalação das placas solares

O sistema não causa nenhum problema na rede elétrica dos vizinhos e não há restrições quanto à sua instalação. É necessária apenas a homologação junto à distribuidora local de energia para ser feita a conexão com a rede pública (sistema on grid).

4. Conte com equipamentos resistentes e duráveis

Já falamos sobre o período de vida útil do sistema fotovoltaico: uma média de 25 anos. Além disso, as placas solares são muito resistentes. 

Elas ficam, geralmente, no telhado, ou seja, ficam expostas às variações climáticas, como chuvas, ventanias, geada, granizo. São projetadas de forma a suportar as intempéries, o que aumenta a viabilidade de sua aquisição.

A energia limpa certamente é um bom negócio e vale a pena investir em um sistema fotovoltaico para sua casa ou empresa. 

Aproveite para conferir mais informações através de imagens e vídeos sobre fontes de energia limpa em nossas redes sociais. Para isso, basta nos seguir no Facebook e Instagram!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *