fbpx

4 principais cuidados ao adquirir um sistema de energia solar

4 principais cuidados ao adquirir um sistema de energia solar

A energia solar já é uma fonte alternativa de energia muito procurada. Ela permite economia em médio e a longo prazo. 

Outras vantagens são mais autonomia e sustentabilidade, o que promove a preservação do meio ambiente. 

É normal que, nesse contexto, muitas empresas se dediquem a produzir e instalar sistemas fotovoltaicos. Há muitos fornecedores, mas é preciso saber escolher.

Por isso, vamos mostrar alguns cuidados importantes que você deve ter ao comprar um sistema de energia solar. Esses cuidados evitarão que você tenha problemas depois!

1. Fique atento ao dimensionamento do sistema de energia solar

Um dos principais cuidados ao adquirir um sistema de energia solar é o dimensionamento certo do sistema. 

O dimensionamento é a fase do projeto em que a empresa calcula o consumo do imóvel e define o total de placa de energia solar necessário para atender às necessidades dos usuários. 

Caso o dimensionamento não seja realizado da forma correta, você não conseguirá a redução no consumo de energia elétrica que está procurando. 

A conferência do dimensionamento é feita basicamente assim: é preciso comparar os dados de consumo da conta mensal (em kWh) com o potencial de geração do sistema de energia solar. Alguns simuladores podem ajudar nesse processo. 

2. Verifique a certificação dos equipamentos

É o INMETRO que certifica os equipamentos usados no sistema de energia solar, garantindo mais confiabilidade aos produtos usados.

Por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem, você pode verificar quais são os produtos com melhor qualidade e desempenho. 

O Programa Brasileiro de Etiquetagem oferece informações a respeito da eficiência energética de cada equipamento e outros dados relevantes.

No site do INMETRO, é possível conferir quais são os inversores e módulos com certificação. 

3. Pesquise sobre a reputação do fornecedor

Outro ponto relevante a considerar é a reputação da empresa. Ela deve ser especializada na instalação de placa de energia solar

É possível constatar essa especialização consultando as certificações que ela tem, sua capacidade de dimensionar com acerto o sistema fotovoltaico, o nível de conhecimento de seus funcionários e assim por diante.

Verifique se ela oferece suporte pós-venda. O sistema apresenta uma vida útil média de 25 anos. Durante esse período, talvez seja necessário recorrer à empresa em algumas situações, como a necessidade de manutenção

Para ter uma opinião mais equilibrada sobre o fornecedor, você pode comparar as opiniões dos clientes sobre ele. Existem sites na internet que são destinados exclusivamente as críticas e/ou elogios.

4. Analise a eficiência da placa de energia solar

Como falamos, a certificação garante produtos de boa qualidade. A placa de energia solar deve ter um elevado nível de absorção e um índice mais baixo de refração. 

Placas que absorvem mais radiação são mais eficientes na geração de energia elétrica. Os fabricantes estão procurando inovar para melhorar a qualidade da captação. 

As placas, ou módulos, mais comuns são os de silício poli ou monocristalino. Outros materiais também podem ser aplicados na fabricação dos painéis, como telureto de cádmio, seleneto de cobre, gálio, índio. 

Uma estratégia usada para melhorar a qualidade da captação é a pintura, pois as cores escuras absorvem com mais eficiência a radiação do sol. 

Claro que, se uma placa de energia solar oferece um alto nível de eficiência, não é necessária uma quantidade muito elevada delas no dimensionamento do projeto.

Caso os módulos não ofereçam uma eficiência muito boa, essa limitação deve ser compensada com a instalação de um número maior de placas.

Atente a esses pontos quando adquirir um sistema de energia solar. Dessa forma, você terá certeza de que fez uma boa aquisição e o custo-benefício valeu a pena!

Já tem seu sistema em funcionamento? Aproveite para conferir imagens e vídeos de nossos produtos nas redes sociais. Siga a empresa no Facebook e no Instagram


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.