No mundo a energia solar, está cada vez mais sendo difundida e utilizada em todos os segmentos, sejam eles comercial, residencial, industrial e rural. Os países desenvolvidos saíram na frente nesta corrida, para a geração de energia limpa e renovável, porém cada vez mais países em desenvolvimento estão ocupando um lugar de destaque no mercado de geração de energia solar fotovoltaica.
Dentre as fontes de energia renováveis, a energia solar, que é a mais utilizada em todo o mundo, destaca-se por sua facilidade de implantação e seu baixo custo. Atualmente, os países que mais utilizam essa fonte de energia são:
1. China – 175 GW
2. Japão – 55,5 GW
3. EUA – 49,6 GW
4. Alemanha – 45,9 GW
5. Índia – 26,8 GW
CENÁRIO DO BRASIL NO RANKING MUNDIAL DE ENERGIA SOLAR
O Brasil ainda não figura entre os primeiros, mas em março de 2021, passou a ocupar o 16º lugar no ranking mundial de energia solar, o que, com toda certeza, é uma excelente posição. Isso se deve à propensão da natureza do país, já que o clima predominante é o tropical, aos esforços dos empresários do ramo e ao surgimento de várias linhas de financiamento que tem facilitado ao consumidor adquirir seu sistema de geração fotovoltaico.
CAPACIDADE DO BRASIL NA CAPTAÇÃO NATURAL PARA ENERGIA SOLAR
O Brasil é o país que mais recebe irradiação solar em todo o mundo. Por estar localizado próximo à linha do Equador, o país recebe alta incidência de sol durante todo o dia, com pouca variação ao longo das estações do ano, em função das características de translação do planeta. Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, o país recebe, durante todo o ano, mais de 3 mil horas de brilho do sol, correspondendo a uma incidência solar diária que pode ir de 4.500 a 6.300 Wh/m².
Embora o Brasil ainda não esteja entre os primeiros da lista em produção de energia solar, o potencial é maior dos que os países que já exploram o segmento de energia fotovoltaica fortemente. Ainda não exploramos quase nada, comparada com a imensa capacidade que possuímos de ser os primeiros nos próximos anos.