O significado de sustentabilidade ambiental é interagir de forma responsável com o planeta para manter os recursos naturais. Além de evitar colocar em risco as experiências das gerações futuras.
Caminhada na praia ou trilha na mata nos faz lembrar que florestas e águas são exemplos de sistemas sustentáveis.
Para garantir a vida do meio ambiente como um todo, plantas e animais, precisamos agir com responsabilidade. Logo, a conscientização ambiental precisa fazer do currículo escolar das crianças e adolescentes para que eles evitem maltratar o planeta.
Venha aprender mais sobre esse tipo de sustentabilidade para conhecer a importância e qual papel você pode desempenhar. Siga com a leitura!
O que é sustentabilidade ambiental?
Sustentabilidade ambiental significa que estamos vivemos com recursos naturais disponíveis. Para viver desse modo, precisamos garantir que estamos consumindo recursos naturais, como alimentos, combustíveis de energia, terra e água, de forma sustentável.
Em outras palavras, que não esteja afetando o planeta, para que o meio ambiente não seja agredido por falta de conhecimento dos cidadãos.
Alguns recursos estão disponíveis em maior quantidade do que outros. Portanto, precisamos considerar a escassez de materiais. E também os danos ao meio ambiente decorrentes da extração desses materiais e se o recurso pode ser mantido seguindo os princípios da economia circular.
Precisamos utilizar energias de fontes renováveis, como a energia solar para cuidar do clima, lutando contra o aquecimento global. Essa sustentabilidade não deve ser confundida com o termo geral, que trata também de fatores econômicos e sociais.
Como funciona a sustentabilidade ambiental?
As definições de sustentabilidade ambiental geralmente levam a mais questões sobre o papel que os humanos devem desempenhar. Por exemplo, nós, uma espécie em evolução, como devemos mudar a forma de viver no planeta para garantir que seja sustentável para as gerações futuras?
Todos os cidadãos têm um papel de suma importância a desempenhar, assim como as instituições que contribuem para a causa ambiental em maior escala. Há diversas maneiras de viver de forma mais sustentável, por exemplo:
- Visitar e conhecer os estilos de vida de pessoas que moram em ecovilas e cidades sustentáveis;
- Estudar setores econômicos como permacultura, construção verde, agricultura sustentável e práticas de trabalho, como arquitetura sustentável;
- Desenvolvimento de novas tecnologias ecológicas ou renováveis, também conhecidas como green;
- Fazer pequenos ajustes no próprio estilo de vida para preservar os recursos naturais.
Por que precisamos de práticas sustentáveis?
Muitos indivíduos e comunidades já reconheceram os danos que podem ser causados ao meio ambiente, plantas e animais. Em outras palavras, são os seres com os quais compartilhamos o planeta. O ar que respiramos, nossos rios e oceanos não reconhecem muros, fronteiras locais, nacionais ou até mesmo continentais.
Por isso, devemos cuidar deles como um todo. Por exemplo, há vários casos de poluição do ar em diversos países agravados por massas de ar de outros países. Precisamos lembrar que resíduos duram décadas nos oceanos viajando pelo mundo nas correntes marítimas.
A sustentabilidade ambiental pode ser definida como um conjunto de normas favoráveis ao meio ambiente que todos os cidadãos devem seguir.
Precisamos evitar o aumento de poluição, consumir somente o necessário e descartar lixo de forma adequada. O bem-estar das próximas gerações depende das nossas atitudes.
Gostou de conhecer sobre esse tema? Então compartilhe a postagem nas redes sociais. Seus amigos precisam saber desse assunto tão importante!
Uma resposta para “O que é sustentabilidade ambiental e qual sua importância?”
[…] questões ambientais devem ser pensadas a longo prazo. Precisamos trabalhar levando que nossos descendentes e sucessores […]