A energia renovável está ganhando popularidade em todo o mundo devido ao aumento do preço dos combustíveis fósseis e também ao risco das mudanças climáticas.
Além disso, tiveram alguns aprimoramentos nesse setor, como a melhoria na eficiência e redução dos preços.
Todos esses desenvolvimentos aumentaram a demanda por técnicas mais limpas e sustentáveis de energia elétrica. Porém, existem diferentes tipos de energias renováveis disponíveis, como solar, biomassa e eólica. Cada tipo de energia tem suas próprias vantagens, bem como desvantagens.
Está pensando em instalar algum tipo de energia renovável na sua empresa ou residência? Continue em nosso blog para conhecer alguns exemplos!
1. Energia solar: a energia renovável preferida entre os empresários
A energia solar é uma das fontes de energia renováveis mais populares e que cresceram mais rapidamente. É uma fonte de energia renovável gratuita e de fácil instalação.
A tecnologia criou uma técnica de conseguir energia do sol por meio do uso de painéis solares. O sistema fotovoltaico é o principal para esse tipo de energia.
As células solares fotovoltaicas absorvem a energia do sol e a transformam em energia elétrica, que é usada em diferentes aplicações. Por exemplo, aquecimento elétrico, eletrodomésticos e carros elétricos.
Os coletores térmicos usam a energia do sol e esses painéis são usados em torneiras, sistemas de aquecimento e chuveiros. A energia solar é a melhor opção no mercado de energia renovável.
2. Energia de biomassa: uso de materiais orgânicos para gerar energia
A energia da biomassa é um tipo de energia renovável que tem sido bastante utilizada. Ele usa materiais orgânicos de animais, plantas e os converte em outra forma de energia para ser utilizada.
Por exemplo, quando plantas absorvem energia solar por meio do processo de fotossíntese, essa energia passa pelo organismo da planta para produzir energia de biomassa.
Geralmente o tipo comum empregado para gerar energia de biomassa são resíduos de colheitas, madeira e adubo.
Se a tecnologia de biomassa não for controlada de forma adequada, pode ter um efeito prejudicial ao meio ambiente. É preciso utilizá-la com cautela e muita atenção para não gerar desequilíbrio ambiental.
3. Energia geotérmica: energia obtida do calor do interior da Terra
Este tipo de energia renovável funciona da seguinte forma. A água quente retirada do subsolo é usada para fornecer energia. É chamado de fonte renovável de energia porque a água da Terra é preenchida por chuvas e o calor usado é gerado no interior planeta.
Uma desvantagem é o fato de que essa energia é difusa e só pode ser aproveitada de forma econômica em determinados locais. No entanto, em alguns países com altos níveis de atividade geotérmica, é fácil e barato reduzir a dependência de combustíveis fósseis e carvão para gerar eletricidade.
As energias renováveis são seguras, abundantes e ecologicamente corretas para substituir o uso combustíveis fósseis. Existem vários tipos de energia renovável e com certeza você vai se interessar por alguma delas.
Muitas empresas estão à procura de fontes de energia renováveis para atender às suas necessidades de energia. É ideal usar energias com fontes extraídas do sol, ar, subsolo e oceanos.
Gostou de conhecer esses tipos de energia? Então, você vai amar as próximas postagens do blog: assine a nossa newsletter!
Uma resposta para “3 exemplos de energia renovável”
Você realmente pesquisou muito bem. Parabéns.