fbpx

4 diferenças entre sistemas off grid e on grid

sistemas off grid

O sistema fotovoltaico é uma das melhores opções de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis de energia.

Existem duas formas básicas de instalar um sistema fotovoltaico: off grid e on grid. Algumas pessoas ainda não sabem bem as diferenças entre esses dois conceitos.

Para esclarecimentos, vamos citar aqui 4 diferenças entre os sistemas on grid e os sistemas off grid. Você perceberá que é muito fácil diferenciar um do outro!

1. Autonomia dos sistemas off grid x dependência dos sistemas on grid 

A principal diferença entre os sistemas on grid (também chamados de grid-tie) e os sistemas off grid é a conectividade com a rede elétrica local. 

Um sistema on grid está conectado à rede elétrica local, ou seja, aquela que fornece energia para sua região e, consequentemente, para sua casa. 

Dessa forma, todo o excedente de energia gerada pelo sistema fotovoltaico durante o dia vai para a rede elétrica. Isso quer dizer que um sistema on grid não é completamente independente do serviço da concessionária local de energia. 

Por outro lado, os sistemas off grid são completamente autônomos, não dependem do fornecimento da distribuidora local.

2. Necessidade de baterias x armazenamento na rede elétrica

No sistema off grid, que não é conectado à rede elétrica, a energia excedente é armazenada em baterias. É por meio delas que você deve gerenciar o consumo de energia em sua casa ou empresa. 

Assim, mesmo quando as placas fotovoltaicas não estão gerando energia, as baterias suprem as demandas do local.

No outro sistema, você não precisa comprar baterias porque a energia gerada transita das placas fotovoltaicas para o imóvel e para a rede pública. 

A energia faz tanto o caminho de ida quanto o de volta na rede elétrica conforme veremos a seguir.

3. Ausência de créditos x geração de créditos

Apenas quem utiliza sistemas on grid tem direito aos bônus, ou seja, créditos de energia. Como falamos, o excesso de energia do sistema fotovoltaico vai para a rede pública, assim ele se transforma em créditos de energia que podem ser usados pelo período de cinco anos.

Quando a energia produzida pelas placas não for suficiente para alimentar toda a residência, a rede pública fornece o restante e o valor da conta de luz é diminuído de forma significativa. Isso porque você também está alimentando a rede pública com a energia dos módulos solares instalados em seu imóvel.

No caso dos sistemas off grid, isso não é necessário. Não existe integração com a rede pública e são as baterias que suprem as necessidades quando as placas não são suficientes.

4. Zona rural x zona urbana

Os sistemas com baterias são recomendados para a zona rural e áreas remotas em que a energia elétrica convencional não consegue chegar ou é precária. 

Como são autônomos por completo, esses sistemas são uma boa opção para os moradores dessas áreas, que passam a usar a eletricidade de forma sustentável. 

Para quem mora na zona urbana, o mais viável é instalar sistemas on grid. Assim, os usuários se beneficiam dos bônus e não têm custos mais elevados com a aquisição de baterias de armazenamento. Os gastos com as contas de luz caem bastante e você pode chegar a pagar somente a taxa mínima.

Essas são as principais diferenças entre os sistemas off grid e os sistemas on grid. Ambos têm semelhanças também, como a necessidade da instalação de placas fotovoltaicas e de inversores para transformar a CC (corrente contínua) em CA (corrente alternada). A CA é a corrente que faz funcionar os aparelhos que dependem de energia elétrica.

Deseja saber mais detalhes sobre os bônus de energia? Então, confira como funciona a regulamentação dos créditos de energia solar!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *