O inversor solar é um dos principais elementos no sistema de energia fotovoltaica, envolvendo os que sistemas on grid (conectados à rede elétrica) e off grid (autônomos, que armazenam o excesso de energia em baterias).
Devido ao custo-benefício, os inversores solares são cada vez mais frequentes nas construções, incluindo residências, empresas, condomínios e indústrias.
A demanda pelo inversor solar naturalmente aumenta. E é importante conhecer mais detalhes sobre esse produto. Veja o que é e como ele funciona!
O que é inversor solar?
Quando há incidência do sol sobre as células fotovoltaicas, elas produzem em seus terminais uma tensão de corrente contínua.
Desse modo, as células se ligam umas às outras em série e em paralelo, formando os módulos fotovoltaicos e, posteriormente, os painéis.
Mas, em instalações elétricas, é usada uma corrente alternada para funcionamento dos eletrodomésticos. Isso significa que é preciso um equipamento que converta a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA).
É aí que entra o inversor solar, um equipamento que transforma a tensão contínua gerada pelos painéis solares em tensão alternada.
O inversor também serve para direcionar o local para onde vai a energia proveniente do sistema fotovoltaico.
Nos sistemas on grid, o aparelho realiza as trocas com a rede elétrica, assegurando que a instalação receba continuamente energia. Em sistemas off grid, ele redireciona a energia excedente para as baterias.
Como funciona o inversor solar?
Os inversores são instalados, geralmente, próximo ao quadro de luz, pois terão que manter comunicação tanto com os painéis fotovoltaicos quanto com a rede elétrica.
Na entrada, ele recebe tensões de 50 a 1.000 volts em corrente contínua. Na saída, ele libera tensões alternadas que variam de 110/220 volts a 60 Hz.
O inversor solar trabalha como uma ponte de transistores e faz com que a tensão contínua fique alternada. Para isso, ele liga e desliga diversas vezes por segundo o circuito, imitando um sinal senoidal. Para que o sinal de saída fique ainda melhor, são usados filtros capacitivos e indutivos.
Os transistores empregados nos inversores solares podem ser:
- MOSFETs (de efeito de campo);
- IGBTs (bipolares com portas isoladas);
- IGTCs (integrados controlados).
Com a ajuda da PWM (Modulação de Largura de Pulso), é possível controlar a tensão de saída.
Quais são os tipos de inversor solar?
Há tipos diferentes de inversor solar. Eles apresentam eficiências energéticas variada. O valor mínimo aceitável de eficiência para o aparelho é de 94%.
Os inversores devem seguir a NBR IEC nº 60529/2017, a qual define os níveis necessários de proteção para os revestimentos.
Grid Tie
O sistema está integrado à rede de energia elétrica e dispensa baterias. Nesse caso, o inversor troca energia continuamente com a rede.
É o tipo mais utilizado na zona urbana. Melhora o custo-benefício da instalação fotovoltaica porque não precisa de baterias. Ele também se desliga de forma rápida da rede quando há quedas de energia.
Off Grid
O inversor solar off grid não apresenta os sistemas de segurança do grid tie, pois não está conectado à rede elétrica, ou seja, é aplicado nos sistemas que usam baterias.
Assim, ele é mais comum na zona rural e em áreas mais isoladas, em que o fornecimento de energia elétrica é precário ou não alcança.
Micro inversor
Tem a mesma função do inversor tradicional de converter a energia contínua (CC) em alternada (CA).
O micro inversor é indicado para telhados com várias faces diferentes e para áreas com problemas de sombreamento, pois cada placa é conectada de forma individual ao micro inversor.
Já no inversor tradicional são feitas filas (strings) de placas para então conectá-las ao inversor.
Híbrido
O inversor híbrido tem a mesma função de converter CC em CA, mas trabalha tanto como inversor grid tie quanto como inversor off grid.
O inversor híbrido trabalha como um nobreak de energia e assegura a proteção do sistema através de baterias. Também monitora a energia gerada, otimizando a produção.
O inversor solar é um componente-chave no sistema de energia solar. Seu funcionamento se assemelha ao de qualquer outro inversor: ele transforma CC em CA para que seja possível usar os equipamentos elétricos e eletroeletrônicos.
Gostou do post? Quer mais detalhes sobre o sistema fotovoltaico? Então, veja como ele é instalado nas residências! Quanto mais conhecimento tiver sobre esse assunto, melhor.