A incidência solar é a radiação do sol que atua sobre uma área específica na superfície do planeta Terra. Diferentes fatores influem no total de radiação que incide sobre um local. São eles: rotação e translação da Terra, latitude, inclinação do eixo do planeta (23º), cobertura das nuvens e outros.
A radiação incidente é responsável, em parte, pelo aquecimento de nosso planeta e por eventos meteorológicos.
Neste post, para esclarecer melhor os usuários de sistemas fotovoltaicos e sistemas de aquecimento solar, vamos mostrar como é realizada a medição de incidência de raios solares.
Use o piranômetro para medição da incidência dos raios solares
Nesse caso, é necessário usar dois equipamentos:
- Piranômetro;
- Sistema de registro de dados.
O piranômetro é o aparelho que mede, a partir de uma superfície plana e uma superfície escura, a densidade do fluxo dos raios solares.
A diferença entre as temperaturas dessas superfícies possibilita aos equipamentos mensurar a incidência solar por meio do potencial gerado em uma termopilha (dispositivo que transforma energia calorífica em energia elétrica).
Para trabalhar com o piranômetro, a pessoa deve cumprir certas regras:
- Observe se o aparelho está de acordo com os regulamentos e diretrizes que se aplicam a essa forma de medição;
- Defina quais serão os dados necessários (valores diários, por hora ou por período intermediário e, quanto menor for o tempo dos dados, o equipamento deverá apresentar maior qualidade);
- Tenha mais de um aparelho para medir, pois assim você melhora a qualidade da informação (você terá como conferir se os dados estão em conformidade ou se existe algum erro);
- Monitore os sensores e o sistema de medição, confirmando se permanecem limpos, sem danos, pois assim os dados serão mais exatos.
Utilize a carta solar para medir a incidência dos raios solares
Outra forma de medir a incidência dos raios solares é usando a carta solar. Trata-se da representação através de coordenadas do trajeto que o sol percorre. O azimute e a altitude solar são ferramentas empregadas para identificar o percurso.
A carta solar é muito aplicada na construção civil, para orientar as fachadas dos imóveis da forma mais adequada.
Tal como acontece no piranômetro, é preciso atentar para alguns detalhes para usar a carta solar:
- Coloque um transferidor de ângulos sobre a carta solar para definir os ângulos de sombreamento;
- O ângulo horizontal aparecerá entre a projeção do raio e a fachada na planta baixa do imóvel;
- Já o ângulo vertical frontal aparecerá na projeção do raio perpendicular à fachada (corte da fachada na planta baixa);
- E o ângulo vertical lateral vai revelar qual será a incidência solar, sobre a fachada do imóvel, em um período específico do ano.
Avalie a incidência solar para instalação de placa solar
Na maioria das vezes, técnicos especializados aplicam os métodos citados acima para identificar, mais rigorosamente, a incidência da radiação solar em algumas áreas.
Mas, ainda que você não disponha das ferramentas descritas, poderá analisar a incidência dos raios solares em sua casa.
O posicionamento do sol no céu durante o dia influencia a iluminação natural, o conforto térmico, o desenvolvimento de fungos ou ácaros e a possibilidade da instalação de placa solar.
Para ter certeza da posição do sol em relação ao imóvel em que mora, você pode utilizar uma bússola. Existem até aplicativos para celular que exercem essa função.
Depois, é só pensar em que lugar da casa estão as janelas e portas. Caso se situem ao Leste, a radiação solar incidirá sobre elas no período diurno. Se estiverem no lado Oeste, isso ocorrerá ao final da tarde.
Mas e para mensurar valores de radiação? O CRESESB (Centro de Referência Para Energia Solar e Eólica) oferece uma ferramenta para calcular a radiação solar a partir das coordenadas geográficas. Para acessar essas coordenadas, pode utilizar o Google Maps.
Quando se conhece qual é a incidência e orientação dos raios solares sobre a casa, podemos realizar escolhas melhores relacionadas à compra, reforma ou aluguel e à instalação de placa solar, além de outros pontos.
Que tal saber um pouco mais sobre o tema? Aproveite e conheça três tipos de energia solar: para geração de energia elétrica, para aquecimento solar e a energia heliotérmica!