Energia solar é uma escolha conhecida entre muitos consumidores, empresas e organizações que buscam gerar energia sustentável e economia. A maioria das pessoas estão acostumadas a encontrarem painéis fotovoltaicos nas grandes cidades.
E também conseguem reconhecer energia solar como fonte de energia que é gerada pelos raios solares capturados pelos painéis.
Entretanto, há tipos de energia solar com características diferentes. Esse texto vai esclarecer suas dúvidas sobre os principais tipos de energia solar.
Este assunto é do seu interesse? Siga com a leitura para escolher o tipo de energia certo para instalar na sua residência ou empresa.
1. Sistemas fotovoltaicos: um dos tipos de energia solar mais eficientes
Um dos tipos mais comuns de usar a energia do sol é por meio dos sistemas fotovoltaicos, também conhecido como energia fotovoltaica. Com esse sistema, é possível gerar eletricidade diretamente da luz do sol.
O princípio básico atrás dessa tecnologia é parecido com o que vemos em relógios ou calculadoras que recebem energia solar.
Materiais semicondutores usados nesses sistemas de energia solar absorvem luz do sol, criando uma reação que gera eletricidade.
Em outras palavras, a energia do sol libera elétrons dos átomos, fazendo com que eles passem pelo material semicondutor e produzam energia.
A tecnologia de painéis solares é muito poderosa. Ela consegue absorver e converter em energia a maior parte do espectro de luz visível.
Não somente isso, mas também cerca da metade do espectro de luz ultravioleta e infravermelha. Células solares são normalmente combinadas em módulos capazes de armazenar 60, 72 ou 144 células.
E como um todo, podem, ser montadas lado a lado a fim de obter uma matriz fotovoltaica em placas planas podem ser montadas em um ângulo fixo para o norte.
Ou em dispositivo de rastreio que acompanha os movimentos do sol, permitindo que seja capturada a maior quantidade de luz solar todo dia, tornando mais eficiente para suprir a demanda de uma casa ou até mesmo de uma indústria.
2. Sistema de aquecimento solar de água: totalmente eficiente e veloz
O segundo tipo de energia solar é o sistema de aquecimento solar de água. Pelo nome é possível perceber que envolve aquecimento de água utilizando o calor do sol. A origem desta energia vem direto da natureza. A água rasa de um lago ou na parte rasa da praia é geralmente mais quente do que a água no fundo.
Isso acontece porque a luz do sol consegue aquecer as áreas rasas, logo, a água que estiver nessas regiões. Então, um sistema foi desenvolvido inspirado nesse fenômeno da natureza, que são estruturados por duas partes, coletor solar e tanque de armazenamento.
O coletor mais conhecido é chamado de coletor solar plano, que é instalado no telhado direcionado para o sol. Tubos pequenos passam pela caixa e transportam o fluído, geralmente água, como uma solução anticongelante para ser aquecida. Conforme o calor aumenta no coletor, ele aquece todo o fluído que passa pelos tubos.
3. Usinas de energia solar: Helio térmicas
Outra maneira que podemos captar energia solar é por meio da reflexão da luz solar. Esse é um dos tipos de energia solar utilizado em aplicações maiores. A maioria das usinas de energia usam combustíveis fósseis não renováveis para ferver água.
O vapor quente da água fervente permite que uma grande turbina gire e ative o gerador para produzir eletricidade. Esta forma de gerar eletricidade é prejudicial ao meio ambiente e à saúde, devido à emissão de gases no efeito estufa.
A boa notícia é que existe uma geração de usinas que utilizam energia solar para aquecer a água. Essas usinas têm o sol como fonte de calor e sistemas como torres solares, pratos solares e sistemas parabólicos que são totalmente sustentáveis.
Esses são os principais tipos de energia solar, uma tecnologia que a cada ano fica mais conhecida por ser ecologicamente correta. Isso demonstra que empresas, indústrias e até residências estão preocupadas com o consumo de energia e meio ambiente.
Esclarecemos suas dúvidas? Assine a newsletter para ficar por dentro das próximas atualizações!